ONG Bem Nascer

A Ong Bem Nascer é uma organização não governamental que tem como princípio fundamental partilhar informações  sobre importância de práticas humanizadas no nascimento. Através de informação, apoio e orientação, fornece apoio para a gestante e seu companheiro, no período da gestação e pós-parto.
Sua missão é ampla: disseminar a cultura do parto normal para toda a sociedade, sensibilizar os acadêmicos de saúde e outras áreas para a causa, formar uma rede multiprofissional, que fortaleça os profissionais de saúde afinados com a humanização do nascimento, abrindo espaço dentro do sistema de saúde para as boas atenções ao parto e nascimento.
A sua semente foi lançada em 2001 como Projeto Bem Nascer pelo obstetra Dr. Marco Aurélio Valadares e a jornalista e professora de Yoga Cleise M.P.Soares. O projeto foi oficializado em 2003 por uma equipe multidisciplinar: obstetras, enfermeiras obstetras, jornalistas, advogados, psicólogos, doula e por usuárias do sistema público e privado de saúde, que  transformaram o proleto  em organização não governamental.


Em atividade desde 2001, a Organização Não Governamental Bem Nascer é uma entidade sem fins lucrativos que:
  • Defende e divulga a assistência humanizada à mulher durante a gestação, o parto e nascimento e a amamentação.
     
  • Incentiva o parto natural, o aleitamento materno e a redução da cesárea desnecessária, assim como dos indicadores de morbimortalidade materna e perinatal.
     
  • Ajuda a divulgar as boas práticas na atenção materno-infantil, a fim de possibilitar o empoderamento da mulher e do homem, com vistas a uma vivência saudável e fortalecedora da maternidade e paternidade.
  • Formar uma rede de profissionais afins com o movimento pela humanização do nascimento.
 
A Bem Nascer é parceira do Movimento BH pelo Parto Normal.