9 de fevereiro de 2017

O Carnaval está chegando. Recomendações para as grávidas!

Estas informações foram retiradas do Portal Uol (o link está no final). São recomendações da professora de educação física e personal gestante Gizele Monteiropara as grávidas que vão cair na folia. 
"Uma grávida não pode nem pensar em pular Carnaval em jejum. Mas a alimentação antes do exercício também não pode ser pesada. 'No primeiro trimestre é comum ter enjoo e, no último, a respiração fica prejudicada e o volume da barriga pode causar refluxo', esclarece.
Portanto, a gestante deve fazer uma refeição leve e equilibrada uma ou duas horas antes de sair, que pode incluir uma carne sem gordura, salada e frutas, sugere a especialista, idealizadora do programa Mais Vida Gestante.
Outro conselho importante diz respeito ao figurino e ao ambiente escolhido para brincar: nada de usar roupas quentes, com tecidos que impedem a transpiração. Especialmente se a folia for em algum clube ou outro ambiente fechado. 'A Organização Mundial da Saúde alerta que a gestante não pode se expor a altas temperaturas, pelo risco de hipertermia', avisa Monteiro.
A personal também lembra que usar salto alto não é boa ideia, pois a prática sobrecarrega as pernas e a coluna, que já têm o peso extra da barriga para sustentar. E, por falar em sustentação, a gestante deve se lembrar de usar um bom top ou sutiã, já que os seios ficam mais inchados e sensíveis durante a gravidez.
Durante
Hidratação é palavra de ordem durante o Carnaval.  O consumo constante de líquidos ajuda a equilibrar a temperatura do corpo e repor a água perdida pelo suor. A desidratação pode causar alterações na pressão arterial e isso é ainda mais arriscado para quem está esperando um bebê.
Claro que a cerveja está fora de questão, não só porque o álcool atravessa a placenta e pode prejudicar o bebê, mas também pelo efeito diurético da bebida.
Na avenida não existe o problema da falta de ventilação, diz Monteiro. Por outro lado, há o ritmo imposto (para que a escola de samba não perca pontos) e a emoção de desfilar, que contribuem para o aumento dos batimentos cardíacos - mais um motivo para afastar as sedentárias da aventura.
Em geral, os especialistas recomendam que as grávidas evitem atividades de alto impacto, então é bom tomar cuidado com pulos e exageros ao sambar. "A gestante tem alterações nas articulações e nos ligamentos, que são uma espécie de preparação para o parto, por isso a mulher fica mais exposta a lesões", explica a personal.
Além disso, a nova silhueta altera a percepção dos movimentos  e do centro de gravidade, por isso há um risco maior de sofrer quedas ou torções.
Depois

Por todos os motivos acima, o descanso após a folia é fundamental.  "É bom deitar com os pés para cima, massagear o corpo e fazer alongamento  para aliviar a sobrecarga na coluna lombar e o aumento da circulação nas pernas", ensina Monteiro. E continuar com a hidratação, para repor o suor perdido."
As fotos das barrigas pintadas por Iara Rodrigues foi feita pela doula e fotógrafa Isabel Cristina dos Santos, na última Roda Bem Nascer, na Exposição Sentidos do Nascer, no Parque das Mangabeiras.
A matéria completa você encontra neste link:
https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2011/03/05/gravidas-precisam-tomar-cuidado-com-calor-salto-alto-e-exageros-no-carnaval.htm

Um comentário:

Maria disse...

Adorei as dicas, o cuidado é muito importante para as futuras mamães.