27 de outubro de 2016

BEM NASCER – 15 ANOS POR UM BOM PARTO




A ONG Bem Nascer completa no próximo sábado, dia 29 de outubro, 15 anos de atividade em Belo Horizonte. O aniversário será comemorado com uma celebração no Centro de Educação Ambiental - CEAM, no Parque das Mangabeiras, durante a Roda Bem Nascer Mangabeiras, a partir de 9h30. Os coordenadores pedem aos participantes que levem flores e frutos para um ritual de confraternização. A roda de conversa acontece no local desde 2004 e já acolheu a mais de mil mulheres. Recentemente, firmou parceria com a administração do Parque, que garantiu a permanência da instituição no CEAM durante o próximo ano.

A ONG foi fundada pela jornalista Cleise Soares e o obstetra Marco Aurélio Valadares, com o objetivo de fazer a profilaxia da cesárea desnecessária e a divulgação do parto natural, humanizado e respeitoso. Faz parte do Movimento BH pelo Parto Normal e participa, ativamente, de audiências públicas e palestras em universidades e eventos relacionados.

“Para nós é uma alegria debutar. São quinze anos realizando rodas de conversa acolhendo as mulheres em suas demandas e dúvidas sobre a gestação, o parto e o nascimento, orientando, dando dicas e apontando caminhos favoráveis na capital para um bom parto. Hoje, somos a Família Bem Nascer e, neste sábado, vamos celebrar nossas conquistas”, declarou a presidente da ONG, Cleise Soares. “Convidamos os casais que passaram pela Roda para ali retornarem, darem seus depoimentos e celebrarem conosco”, convidou.

A Roda Bem Nascer é gratuita e não exige inscrições prévias. Está aberta para gestantes, casais grávidos e demais interessados. A Roda Bem Nascer Mangabeiras é coordenada pela jornalista Cleise Soares e a doula Rosana Cupertino e acontece sempre no último sábado de cada mês, 9h30. No segundo sábado, 14h30, ocorre a Roda Bem Nascer Municipal, em um auditório, ao lado do orquidário, no fundo do Parque Municipal. Coordenam esta Roda as doulas Daphne Bergo e Isabel Cristina dos Santos.

A ONG Bem Nascer conta com uma equipe multiprofissional na disseminação da cultura do parto respeitoso e da assistência humanizada ao nascimento.



Nenhum comentário: