13 de outubro de 2016

PARABÉNS PARA A ONG BEM NASCER!

 A ONG BEM NASCER ganhou esta imagem de presente em uma das rodas, Nossa Senhora do Bom Parto. Na ocasião, Cleise Soares, fundadora da instituição, disse: em volta desta imagem nascerá a Casa Bem Nascer. Este dito ainda não aconteceu, mas a ONG completa este mês 15 anos da pedra fundamental. Está debutando. E já tem muita história para contar.
RODA BEM NASCER MANGABEIRAS
Centro de Educação Ambiental - CEAM 
RODA BEM NASCER MUNICIPAL
Parque Municipal de Belo Horizonte (auditório)
Que jovenzinha esperta, já recebeu em suas rodas de conversa mais de mil mulheres com seus bebês no ventre, seus companheiros, depois, com seus bebês no colo. Todas chegaram ali em busca de um bom parto, um parto respeitoso, prazeroso. Muitas conquistaram. Muitas chegaram ali machucadas por desnecesárias e violências obstétricas e fizeram desta dor militância. 
RODA BEM NASCER MANGABEIRAS 

A ONG BEM NASCER também pariu, além de militantes pela causa, outros movimentos. De Marco Aurélio Valadares, fundador da ong, nasceu o Núcleo Bem Nascer. Do Núcleo Bem Nascer, nasceu o Instituto Nascer. O grupo Ishtar também é uma dissidência da ong; em determinado momento compreendemos que tínhamos formas diferentes de lutar pela mesma causa. Caminhamos lado a lado, cada um dos grupos sendo lume para as mulheres. Participamos ativamente do Movimento BH pelo Parto Normal e da criação das falas do Corredor Controverso da Exposição  Sentidos do Nascer.

 A jornalista Cleise Soares recebeu Comenda pelo trabalho na Ong.
Comenda Valores da Liberdade!
Na foto: Rosana Cupertino, Cleise Soares, Roseanna Soares, Daphne Bergo, Sônia Lansky e Isabel Cristina dos Santos

Movimento pelo fim da violência obstétrica, no Parque Municipal.
Liberdade para Agnes Gereb!
Chá de Bençãos em Brasília.
Lançamento do Programa Rede  Cegonha - 2011 - Palário das Artes.
Cleise Soares discursa na abertura da Exposição Sentido do Nascer.
Roda Bem Nascer na Exposição Sentidos do Nascer.
Participação no stand BH pelo Parto Normal na Feira da Gestante.

A história

A ong  Bem Nascer nasceu com o objetivo de fazer a profilaxia da cesárea desnecessária e a divulgação do parto de cócoras. A jornalista Cleise Soares se juntou ao obstetra Marco Aurélio Valadares e, em 2001; lançaram o Projeto Bem Nascer. Para chegar a este nome, foi feita a numerologia, que indicou sucesso, ribalta. O lançamento aconteceu em um auditório na rua Pernambuco. Também se promoveu um curso no Instituto Lam-Him de Yoga para Casais Grávidos, de Cleise Soares, e palestra de Marco Aurélio Valadares. E foi ele quem patrocinou a primeira edição do Jornal Bem Nascer, que teve cinco edições posteriores. Em 2003, foi fundada oficialmente a ONG Bem Nascer. Participaram da criação: Marco Aurélio Valadares, Cleise Maria Pereira Soares, Sibylle Vogt, João Batista de Castro Lima, Nelcy Muller, Ana Christina Barra, Edwin Villegas, Alessandra Godinho e Juliana Guedes. A reunião foi realizada em um restaurante natural no Bairro Floresta. Logo, foi realizada a primeira roda de conversa com as mulheres da Macrobiótica. 
Marco Aurélio Valadares, fundador da ong Bem Nascer.

Em 2004, a ong começou a realizar a Roda Bem Nascer Mangabeiras, dentro do projeto de Educação Ambiental; para trabalhar a Ecologia do Nascimento. Ainda está em atividade no último sábado de cada mês, a partir de 9h30, no Centro de Educação Ambiental - CEAM. Recentemente, a nova diretoria do Parque oficializou a disponibilidade do espaço para continuidade do serviço prestado pela instituição. A Roda Bem Nascer Municipal é realizada todo segundo sábado do mês, a partir de 14h30, no Parque Municipal.
Bençãos! Círculo de mulheres.
Yoga para Casais Grávidos
Preparação para o parto.
Pai presente.
Mãe feliz. 
Casal unido, em harmonia.

Durante todos estes 15 anos, profissionais voluntários da Ong participaram de palestras em universidades, audiências públicas, programas de rádio e TV. Também mantiveram uma lista de troca de informações na Internet, uma página no facebook e este blog. 
Palestra do médico Rick Jones, de Porto Alegre.
Dr. João Batista, do Hospital Sofia Feldman, e Cleise Soares, em audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

DIA 29 DE OUTUBRO, SÁBADO, A PARTIR DE 9h30

VENHA FESTEJAR CONOSCO!

ONG BEM NASCER 15 ANOS!

CAPRICHA NO LANCHE COLETIVO!

Nenhum comentário: