22 de agosto de 2016

Roda Mangabeiras resgata história da ONG Bem Nascer

No próximo sábado; RODA BEM NASCER MANGABEIRAS, às 9h30, no Centro de Educação Ambiental/CEAM, Parque das Mangabeiras.  Troca de informações, compartilhamento de relatos de parto e registro de falas para o vídeo  institucional,que será lançado em outubro, no aniversário de 15 anos da ONG Bem Nascer. As mamães que já passaram pelas rodas, foram por elas beneficiadas, gostaram da experiência > estão convidadas para a próxima Roda.

A fila que anda, uma tradição das rodas. As gestantes são alinhadas por tempo de gestação. Foto de cima: Parque Municipal, a outra: Parque das Mangabeiras. (Fotos de Isabel Cristina)
Estamos resgatando fotos antigas das rodas nos parques Municipal e Mangabeiras. Tudo começou em 2001, quando a jornalista Cleise Soares e o obstetra Marco Aurélio Valadares criaram o Projeto Bem Nascer, com direito a numerologia do nome, que deu "ribalta, boca no trombone", a edição do primeiro Jornal Bem Nascer e a primeira roda de conversa, com cursos e palestras. Em 2013, o projeto virou organização não governamental.  Desde então, a ONG Bem Nascer acolhe gestantes e casais grávidos para dar esclarecimentos sobre o parto natural e fazer a profilaxia da cesárea desnecessária, eletiva. Já atendemos a mais de mil mulheres.

Esta foto é de passeata feita no Parque das Mangabeiras pelo fim da violência obstétrica. Você passou pelas rodas da ong? A Bem Nascer te ajudou de alguma forma? Grave seu depoimento e envie para a ONG Bem Nascer, que está preparando um vídeo institucional para celebrar os 15 anos de atividade. Envie para ONGbemnascerBH@yahoo.com.br
A Roda Bem Nascer Municipal já aconteceu no coreto, na foto, estamos preparando cartazes para a marcha  pelo fim da violência obstétrica e respeito ao nascimento. Ayrá, filha da fundadora, Cleise Soares, (ao centro) estava com 10 anos, era a mascotinha da ONG. Hoje, está com 18 anos.
Do acervo da ONG: no lançamento da Rede Cegonha, em 2011.

Nenhum comentário: