9 de dezembro de 2015

Vamos falar sobre o períneo?


     Na roda da ONG Bem Nascer, parque Mangabeiras - CEAM, Sábado, dia 28/11/15, a fisioterapeuta com especialização em obstetrícia Rosana, ministrou uma palestra para as gestantes e casais sobre o preparo da musculatura do assoalho pélvico durante a gestação, visando a uma maior consciência dos músculos envolvidos no parto.
       Além disso, foi abordada a importância de as mulheres fazerem regularmente exercícios para esse grupo de músculos, visando a seu fortalecimento, aumento de resistência e garantia de um adequado tônus, bem como controle e coordenação, para prevenir incontinência urinária, disfunção sexual, constipação intestinal, entre outros problemas que envolvem essa musculatura.
         
           Assim como ocorre com outros grupos musculares do corpo, a fisioterapeuta ressaltou que cada mulher deve realizar os exercícios conforme o estado geral da sua musculatura pélvica, sendo ideal que os exercícios sejam prescritos individualmente, a partir de uma avaliação pelo fisioterapeuta.
          As gestantes que já entraram na 34ª semana de gestação foram orientadas ainda sobre a massagem perineal, que pode ser realizada pela própria mulher, pelo companheiro dela e/ou pelo fisioterapeuta, a fim de alongar a musculatura com o intento de prevenir e/ou reduzir o risco de lacerações.
           Também foi abordada a utilização do dispositivo Epi-no, para o treino e simulação da expulsão da cabeça do bebê durante o parto. O aparelho consiste num balão, que é insuflado na vagina progressivamente gerando alongamento das fibras musculares e possibilitando sua expulsão pela própria gestante, gerando uma sensação de segurança e diminuição do receio durante esse período do parto.
           Segundo a profissional, o mais importante, no entanto, é garantir à mulher uma boa assistência, fazendo-se o possível para facilitar a fisiologia do parto.



 
Rosana Cupertino - Fisioterapeuta em obstetrícia, professora de Kundalini yoga para gestantes e doula. Email - fisio.rosana@gmail.com
Email da ONG - ONGbemnascerBH@yahoo.com.br

Nenhum comentário: