31 de maio de 2015

A Roda número 140

Gira mundo, roda a vida. Mais uma abençoada Roda Bem Nascer Mangabeiras ontem pela manhã. Riquíssima palestra da enfermeira obstetra Miriam Rego, que fez a tese de doutorado sobre a influências das rodas de conversa e dos movimentos sociais sobre as decisões das mulheres no parto. Roda muito boa, construtiva e prazerosa.
Os pais, sempre presentes.

A Ong Bem Nascer realiza rodas de conversa desde 2001. No Parque das Mangabeiras desde 2004. A Roda do último sábado deve ser a de número 140 mais ou menos. Mais de mil mulheres já passaram pelas rodas, planejaram seus partos, tiraram suas dúvidas e dividiram conosco seus temores e demandas. Foram mais conscientes para seus partos, mais preparadas para fluírem na experiência. Nas rodas, trocam ideias com outras que já tiveram seus filhos, recebem dicas de multiprofissionais e são abraçadas por outras mulheres. Depois, saem formando boas opiniões sobre parto e nascimento. Assim, vamos mudando os paradigmas, disseminando a cultura do parto respeitoso, fisiológico, humanizado.

A Roda Bem Nascer Mangabeiras acontece no último sábado do mês, às 9h30, no Centro de Educação ambienta - CEAM/Parque das Mangabeiras. Coordenação da jornalista Cleise Soares e da psicóloga Roseanna Soares.

A próxima Roda Bem Nascer Municipal acontece no Parque Municipal de Belo Horizonte, no auditório, ao lado do orquidário, de 14h30 até 17h. A Coordenação é das doulas Daphne Bergo e Isabel Cristina Santos. Aberta a gestantes, casais grávidos e demais interessados.

A entrada é gratuita. Leve um lanche para compartilhar.

Miriam Rego dividiu com os participantes sua tese de doutorado. Leu, emocionada, vários comentários e depoimentos de mulheres sobre seus partos. 


Cada mãe, um sonho, um caminho para trilhar no parto.

Veja a tese de doutorado de Miriam Rego neste link

file:///C:/Users/comunicar/Downloads/TESE_Mirian_Rego_de_Castro.pdf

Nenhum comentário: