28 de fevereiro de 2015

Bem Nascer para todos!

A Ong Bem Nascer vai às periferias de Belo Horizonte. Passa a fazer rodas de conversa sobre gestação, parto e nascimento nos aglomerados, ocupações e comunidades. Fez parceria com o Instituto Pauline Reischstul na realização de 15 rodas de conversa em quatro meses. Profissionais da ong - psicólogas, doulas, enfermeira obstetra, jornalista - vão se revezar na condução das rodas. 
O primeiro encontro ocorre sábado, dia 27 de fevereiro, no Bairro Taquaril. Em seguida, durante a semana, haverá duas rodas na Pedreira Prado Lopes. 
A enfermeira obstetra, Odete Pregal, a psicóloga Roseanna Soares, a doula Daphne Bergo e a jornalista Cleise Soares, no Curso de Formação de Doulas ministrado por elas. Faltou na foto a doula Isabel Cristina dos Santos, que também participou como palestrante do curso.

"Agora democratizamos as rodas, incluímos todas as mulheres, de todas as classes sociais, porque há carência de informações em toda a sociedade. A parceria com o Instituto Pauline nos permitirá chegar a novos públicos, e isto nos desafia. Vamos levar a mensagem do bom parto, da assistência respeitosa, do resgate do parto fisiológico para as mulheres mais esquecidas pelo sistema e as que mais costumam vivenciar violência obstétrica durante seus pré-natais e partos, praticada pelos profissionais de saúde em grande parte das maternidades brasileiras", declarou a fundadora da ong Bem Nascer, Cleise Soares.
" Acreditamos que a transformação começa a partir das mulheres. Torná-la cidadã, consciente de seu papel na sociedade, que se empodera de seus partos e seus direitos. Uma mulher que descobre suas potencialidades. A Roda Bem Nascer busca o resgate da fisiologia do parto e da naturalidade perdida", concluiu.

A primeira Roda Bem Nascer Instituto Pauline foi coordenada hoje à tarde (breve divulgaremos) pela psicóloga Roseanna Soares e a doula Isabel Cristina dos Santos. Foi no Bairro Taquaril (em uma escola). Depois, durante a semana, ocorrem duas rodas na Pedreira Prado Lopes. 
A doula Isabel Cristina dos Santos vai coordenar a primeira Roda Bem Nascer em parceria com o Instituto Pauline, no Bairro Taquaril. E dividiu com outras mães do grupo da ong na Internet esta mensagem:
"Compartilhando com vocês mais uma conquista da ONG Bem Nascer, pois Ela só existe por vocês, que fazem parte de nossa história
- Mais uma parceria
1ª parceria -  Formação das doulas que prestam atendimento na Hospital Dia e Maternidade Unimed BH, pioneira no setor privado.
2ª parceria - Instituto Pauline Reichstul
Feliz por ver a ONG dando seus passinhos fora das rodas que já acontecem. Vencendo desafios, superando os obstáculos e, junto a população. buscando alcançar todo o público envolvido nesse universo da parturição. Buscando a sensibilização de todos os envolvidos nesse cenário do nascimento.
Agora, a ONG Bem Nascer vai às comunidades ouvir, trocar, compartilhar as boas práticas do parto-nascimento-amamentação.
Nova realidade, novos horizontes...
Grata a cada mulher-bebê-casal-família que comunga conosco vossa história, vossas vidas.
Orgulho de fazer parte desse universo junto a tantas famílias. Da nossa família ONG Bem Nascer para cada família que nos abraçou, abraça e nos abraçará."

Nenhum comentário: