28 de outubro de 2014

Cuidados com a pele e os cabelos foi tema da Roda Bem Nascer Mangabeiras

Seguindo a tradição, as gestantes presentes pousaram para foto ao final da roda.
A Roda Bem Nascer Mangabeiras de outubro promoveu palestra da dermatologista,  Dra. Adriana Biagioni. sobre “Cuidados com a Pele na Gestação”.  Ela esclareceu as gestantes e casais grávidos presentes sobre os medicamentos e cosméticos que devem ser usados ou evitados. Conforme o prometido, transcrevo entrevista e dicas de medicamentos, publicadas anteriomente no site do Núcleo Bem Nascer. Foi autorizada por Dra. Adriana a sua reprodução. As fotos são de Lila Alves, que fez a cobertura a pedido da ong Bem Nascer. Em baixo, seus flashes.
 Dicas
Dra. Adriana Biagioni 
Dra. Adriana recomendou às gestantes que utilizem o mínimo possível de maquiagem: “as grávidas têm um volume sanguíneo  maior e ficam mais propensas a absorver as substâncias dos produtos, durante a gestação é comum alterações na pigmentação, podem aparecer sardas mais escuras e pintas. É muito comum, também, a ocorrência de Melasmas, manchas escuras que podem surgir no rosto, no buço, queixo e testa. Depende de predisposição pessoal.  Não se fala em cura, mas em tratamento”, esclareceu Adriana.
Protetor Solar
A médica aconselhou as grávidas a evitarem produtos acima do fator 30, que contém mais substâncias químicas.  “Melhor combinar protetor solar com filtro físico, como  produtos, bases e pó compacto com filtro solar, associar com o uso de bonés ou chapéus. O filtro solar deve ser usado  20 a 30 minutos antes de se expor ao sol, várias vezes ao dia e mesmo em dias chuvosos ou dentro de casa”.

Estrias
O grande terror das gestantes, as estrias foram abordadas pela dermatologista: “dificilmente voltam ao normal. Estrias são como cicatrizes, muito profundas” Uma das formas de prevenção, é o uso de hidrantes.  Mas, “nem todos os hidratantes podem ser usados, mesmo hidrantes comuns podem causar problemas”, alertou. As estrias são menos comuns em gestantes mais velhas.
Muitas gestantes usam óleo para hidratar. Dra. Adriana explicou que o óleo não hidrata, apenas forma uma película de proteção e diminui a perda de água da pele.  Deu a dica: “use o óleo antes do banho para evitar perder oleosidade. Evite hidrantes à base de ureia e cânfora e, de preferência, sem cheiro. Com o tempo seco, o ideal é hidratar várias vezes ao dia”.

Sobre os cuidados com a pele, Dra. Adriana deu outras dicas: “não lave muito o rosto e use água fria. Não utilize sabonetes ácidos. Se for fazer limpeza de pele, oriente a esteticista quanto a não utilização de produtos abrasivos. Evite sabonetes antibacterianos, pois há em nossa pele bactérias benéficas que fazem parte da flora e acabam sendo removidas. O ideal são sabonetes neutros, com pouco perfume e de glicerina”.
Acnes
Acomete a 25% das grávidas e costumam aparecer no primeiro trimestre. Alguns alimentos favorecem: “Evite açúcar e ômegas 6 e 9, chocolate, massas bancas, prefira os alimentos integrais. O uso de ácido fólico também pode causar acne”.
Queda dos Cabelos.
 Costumam ocorrer quedas durante a gestação. “É normal. A queda é fisiológica. Durante um período da gravidez - no terceiro trimestre,  os cabelos param de cair, ficam apenas na fase de crescimento.  Depois do parto, entram na fase da queda. Alguns fatores genéticos influenciam, como por exemplo, a genética familiar – tendência a perder cabelos, o stress físico ou emocional”.

Tintura dos cabelos
Dra. Adriana disse que “agora pode, antigamente os produtos continham metais pesados, hoje é possível encontrar tinturas sem eles. Deve-se evitar tinturas no primeiro trimestre, a partir da 12ª semana os riscos são menores.  Não é bom descolorir os pelos do corpo. Pode irritar e ressecar. Melhor usar apenas água oxigenada”.  Recomendou o uso de henna natural. Evitar alisamentos, progressivas e permanentes  “não mexa com nada que vai mudar a estrutura dos fios”, alertou.
Depilação
“Deve ser feita com cera morna, nunca a laser. O ideal é usar gilete, quanto menos mexer, melhor”. 
Unhas
 “As unhas podem ficar quebradiças e opacas. Podem ser  pintadas. Usar removedor sem acetona. Recomendo levar o próprio kit para fazer unhas nos salões”.
Cuidado com os mamilos
“Não é necessário passar óleo, os mamilos têm glândulas que  produzem lubrificantes. Quando estiver amamentando, é bom passar o leite nos mamilos, ajuda a protegê-los.". Segundo Dra. Adriana, tomar de cinco a 10 minutos de sol nas mamas é bom também.
Drenagem linfática
Pode, mas o ideal para o inchaço  é o uso de meias de compressão”.

DICAS PRECIOSAS
Dra. Adriana Biagioni listou os medicamentos indicados na palestra. 
Prevenção de estrias: Preventin (Dermage - Rua Sergipe, 1252 tel 3889-8580) -óleo de amêndoas
Hidratantes corporais: Mater Skin - Luciara - Cetaphil creme ou loção hidratante - Hidrashower - hidratante para ser usado durante o banho  (Dermage: Rua Sergipe, 1252 tel 3889-8580)
Sabonete corporal: GH sabonete neutro glicerina - Sabonetes de glicerina em geral
Sabonete facial: Compose sabonete mousse (Dermage) - Rua Sergipe, 1252 tel 3889-8580 - Compose Camomila sabonete (Dermage) - Fisiogel sabonete líquido
Protetor solar: Senskin FPS 30 (Dermage) - Minesol FPS 30 - Photoage Mineral color FPS 50 (Dermage) - FPS mais alto, pode ser usado por ser apenas físico. 
Sheer Physical Defense FPS 50 - FPS mais alto, pode ser usado por ser apenas físico.
Óleo corporal: Óleo de amêndoas doces
Hidratante facial: Cetaphil loção hidratante - Fisiogel loção hidratante - Regenerage Face (Dermage)
Para os mamilos: HPA Lanolin Lansinoh - PureLan 100 Medela - Lanolina Natural pura
Quer falar com Dra. Adriana? adriana@clinicadapele.com.br


Nenhum comentário: