25 de novembro de 2012

Ocupação do Espaço CEAM

A Roda Bem Nascer Mangabeiras de Protesto aconteceu. No lugar de sempre. Como não tínhamos a chave da sala do CEAM, ficamos no exterior, onde temos o abrigo do teto. Ali, sem chuva é bastante tranquilo. Aberto, é um lugar público. Às 10h em ponto começaram a chegar as profissionais da linha de frente da ong Bem Nascer:  Cleise Soares e Roseanna Soares, coordenadoras da Roda Bem Nascer Mangabeiras foram as primeiras a chegar. Ficaram na primeira ilha da Praça das Águas, conforme o prometido. Em seguida, chegaram a Daphne Paiva e Isabel Cristina, ao lado da doula Lena Rúbia. Cada pessoa que chegava, era abraçada como um membro muito amado da família Bem Nascer.
Decidimos ir para o CEAM. Ver se estava sendo usado, alugado. Estava lá, às traças. Diria melhor, aos quatis que, às dezenas, nos espreitavam. Só sossegaram quando conseguiram roubar um saco de biscoitos. Até então, ficamos entre os relatos e os movimentos de espantar quatis que, por falta de predadores, está aumentando em desequilíbrio.

E fizemos uma ocupação bem humorada. Primeiro, fotografamos o local vazio e a sala fechada. Depois, demos o primeiro passo e paramos para a fotografia, o segundo e, no terceiro, nos sentamos. E a Roda rodou como sempre com barrigudinhas sedentas de informações, com crianças mamando no peito das mães, algumas engatinhando, outras correndo. Um burburinho feminino. Os relatos, as trocas acontecendo naturalmente.  Veio o casal Amanda/Léo com sua linda menina, que compartilhou com todos o relato do seu parto, que aconteceu exatamente no momento em que a presidente da ong, Cleise Soares, entrou no quarto Dona Beja, do Hospital Sofia feldman, para ver como andava o trabalho de parto, por recomendação da doula Isabel. Participaram as gestantes que fizeram visita ao Hospital Sofia Feldman na semana anterior, entre elas, Aline Amorin, atual coordenadora do Chá de Bençãos da ong Bem Nascer. Foi uma troca importante para as gestantes que sonham ter seus filhos no Sofia Feldman.

 Com sua pequenininha, fomos abraçar a Renata Rocha, com a camisa da ong, sempre nossa companheira leal. Wellissa chegou com sua filhinha toda enfeitada de colares e pulseiras, coisa mais linda" A jornalista é a assessora de comunicação da ong Bem Nascer e sugeriu que fizéssemos uma nova audiência pública pela retomada oficial do CEAM, ficou de providenciar na Assembleia. Todos concordaram que a Bem Nascer deve percorrer os canais políticos e jurídicos para continuar ali, oferecendo orientações e acolhendo gestantes e casais grávidos, como fez nos últimos 8 anos.

A pesquisadora Thaís Monteiro Costa acompanhou a Roda, está fazendo uma monografia sobre parto humanizado e parto domiciliar. Os visitantes assinaram um abaixo-assinado pedindo a volta da gratuidade do CEAM para a ong Bem Nascer e deixaram mensagens para serem entregues aos diretores da Fundação Parque Municipal, com as mães reivindicando a cessão do espaço público gratuitamente para a ong Bem Nascer.

O próximo encontro da ong será a RODA BEM NASCER MUNICIPAL, no segundo sábado do mês, a partir de 14h30, no auditório, ao lado do orquidário, no fundo do parque. A ong Bem Nascer vai comemorar o Natal com sua equipe e usuários. Quem quiser participar, deve levar um amigo oculto, para trocar lá e coisinhas gostosas para nossa festa de Natal.


Nenhum comentário: