2 de janeiro de 2012

Mais um ano na vida da Bem Nascer!












Mais um ano na vida da Bem Nascer. Fizemos em 2011, dez anos de atividades. Conquistamos um espaço em Belo Horizonte e fazemos parte do Movimento BH Pelo Parto Normal. Podemos dizer que estamos mais maduras e assumindo um espaço de disseminação da cultura do parto normal para toda a sociedade.

Agora em dezembro, demos o Curso de Formação de Doulas Comunitárias para a Fundação Unimed BH, na sua responsabilidade social. Treinamos as doulas do Morro das Pedras, que tiveram uma enorme receptividade e demonstraram muita alegria por adquirir mais conhecimentos. Acima de tudo, ficaram conscientes delas como mulheres e mães no contexto atual. Tomaram conhecimento da história da Obstetrícia e das atuações do Ministério da Saúde/Secretaria Municipal de Saúde/Anvisa, em projetos paralelos que procuram mudar o modelo de assistência em Belo Horizonte.

Participaram do curso de formação: as doulas profissionais, Isabel Cristina e Daphne Paiva, a jornalista e professora de Yoga, Cleise Soares, a psicóloga, Roseanna Soares e a enfermeira obstetra, Odete Pregal.

Além de receber e orientar as gestantes em nossas Rodas Bem Nascer, estamos trabalhando para fortalecer os profissionais de saúde que atuam na rede pública ou suplementar, formando uma verdadeira rede de apoio para eles. Ao final, quem ganha é a própria gestante, com mais espaços na cidade para o parto humanizado.

Participamos, também, há quinze dias, do Encontro pelas Boas Práticas no Parto, promoção da Secretaria Municipal de Saúde, de quem somos parceiros no Movimento BH Pelo Parto Normal.

Este ano, demos mais alguns passos em direção à humanização do nascimentos. Entramos em 2012 com fé e esperança. Que a mulheres retomem o protagonismo do parto, que os médicos aprendam a trabalhar em equipe e acolham as doulas e enfermeiras no cenário do parto. Que as famílias sejam abençoadas por boas energias!
São os votos da Bem Nascer para todos!

Nenhum comentário: