24 de novembro de 2011

História do Nascimento é tema da Roda Mangabeiras




Antigamente, os partos eram realizados em posições de cócoras. No século XVII, com a invenção do fórceps, as mulheres se deitaram para facilitar o trabalho do médico. A moda pegou em todo o mundo. Os partos eram feitos na Tendas das Mulheres, naturalmente à beira dos rios e depois migraram para as casas e, finalmente, para os hospitais. De cócoras, o parto passou para a posição de litotomia (mulher deitada) e hoje vivemos uma epidemia de cesarianas. Ao mesmo tempo, movimentos paralelos trabalham pela valorização do parto natural e o próprio Ministério da Saúde cria a Rede Cegonha e, através da Anvisa/Visa procura mudar o modelo de atenção no Brasil.

A jornalista Cleise Soares contará a "História do Nascimento" na próxima Roda Bem Mangabeiras, que acontece no sábado, dia 26 de novembro, a partir de 9h30, no Centro de Educação Ambiental (CEAM), Parque das Mangabeiras.
A entrada é gratuita. Levar contribuição para o lanche coletivo.
Essa é última Roda Mangabeiras do ano. A Roda de dezembro é a única em todo o ano que não acontece, devido a chuvas e feriados prolongados. A Roda Bem Nascer Municipal, acontece normalmente no segundo sábado do mês, quando a Bem Nascer comemora o Natal.

Nenhum comentário: