27 de novembro de 2011

Festa de Natal será no Parque Municipal

Quando subi o morrinho do Parque das Mangabeiras para coordenar a Roda Bem Nascer de novembro, no último sábado, pensei que poucas gestantes ou mães com nenês encarariam a garoinha que caía. O que não aconteceu. Muitas gestantes e mamães comparecerem e contribuíram com seus relatos de parto e experiências com os filhos.

Comecei com técnicas de Yoga que podem ser utilizadas durante o trabalho de parto. Uma pequena aula prática. Dei ênfase às posições de cócoras e borboleta e a uma atitude de permissão interna para vivenciar esse momento mágico.

Depois, passei o power point sobre A História do Nascimento, que mostra o parto de cócoras na antiguidade e como foi que os partos passaram a ser assistidos em posição de litotomia, com a mulher deitada. Os partos migrando das casas para os hospitais, a epidemia de cesáreas a partir da década de 70, os movimentos que surgiram em defesa da naturalidade dos partos, a chegada do Governo com a criação da Rede Cegonha e hoje.

Hoje, assistimos a uma grande quantidade de mulheres se empoderando e os partos acontecendo de várias formas: tradicionais, naturais sem intervenções, hospitalar humanizado, partos na água e partos domiciliares. A chegada das doulas na cena do parto e a valorização da enfermagem obstétrica.

Esta foi a última Roda Bem Nascer Mangabeiras de 2011. Nossa festa de Natal vai acontecer daqui a duas semanas, na Roda Bem Nascer Municipal, que acontece no auditório, ao lado do orquidário do Parque Municipal. Todas nossas usuárias e amigas estão convidadas. Será no segundo sábado de dezembro, às 14h30.

Cleise Soares (presidente da Bem Nascer)

Nenhum comentário: