14 de novembro de 2011

Dar liberdade ao corpo

No último sábado, a presidente da Bem Nascer, Cleise Soares, coordenou a Roda Bem Nascer Municipal, no auditório (ao lado do orquidário), Parque Municipal. "Hoje vamos ter como símbolo a Vitória de Samocrácia. Para quem não conhece, essa estátua aí em cima, que foi encontrada no fundo do mar. Ela está no Museu do Louvre, mas uma réplica perfeita encontra-se no fundo do Parque Municipal. "A estátua é maravilhosa e transmite uma idéia de liberdade", declarou a jornalista.
"Vou invocar a imagem da escultura para lembrar que, no trabalho de parto, é melhor perdermos a cabeça e darmos liberdade ao corpo. Lembrando que a mente pode atrapalhar o processo. O importante é deixarmos de lado o néo-córtex para ir para nosso cérebro primitivo."

A Roda contou com estudantes da enfermeira Mirian Rego, da PUC/Minas. A Lista de apoio à criação do Quarto PPP na Maternidade Santa Fé foi levada e houve gente que foi lá apenas para assiná-la, após nossa divulgação na Internet. Estavam lá Felipe e Luciana, responsáveis pela criação da Lista.

Cleise Soares deu dicas de Yoga para o trabalho de parto, respirações, posturas e procedimentos, mas disse que "o mais importante é a atitude interior de entrega e de permissão, deixar o corpo se abrir para dar passagem ao nenê. A gestante deve se preparar durante toda a gravidez, não só a mente, mas também o emocional e o corpo, através da prática de técnicas integrativas, como Yoga, Pilates etc."

A próxima Roda Bem Nascer será no Parque das Mangabeiras, no último sábado do mês,
9h30, no Centro de Educação Ambiental.

Nenhum comentário: