26 de abril de 2010

ALTERNATIVAS À "DOR NO PARTO

Dr. Marco Aurélio Valadares fala sobre Acupuntura e Homeopatia para alívio da dor.
A yogaterapeuta Cleise Soares aborda o Yoga como método não farmacológico de alívio à dor do parto.

O QUE POSSO FAZER, ALÉM DA PERIDURAL?

Este é o tema do próximo Curso de Preparação para o Parto Normal, promovido pelos obstetras do Núcleo Bem Nascer e que acontece na Associação Médica de Minas Gerais, toda última quinta feira do mês, com objetivo de atender à demanda das mulheres pelo parto normal. A primeira edição do curso, em março, foi um sucesso e teve a lotação esgotada. As inscrições podem ser feitas no site www.nucleobemnascer.com.br

A próxima edição do curso acontece na quinta feira, dia 29 de abril, de 20 às 22 horas e será composta pelo obstetra e acupunturista, Dr. Marco Aurélio Valadares, a anestesista da Maternidade Risoleta Neves, Dra. Eliane Cristina Soares e a yogaterapeuta, criadora do método Yoga Bem Nascer, Cleise Soares. Eles vão mostrar que a peridural pode ser parceira da mulher em um parto normal e que a Acupuntura, o Yoga e a Homeopatia podem contribuir e atuar como métodos não farmacológicos de alívio à dor.

OS TEMAS

Dr. Marco Aurélio Valadares fala sobre "Mecanismo da Dor no parto, Acupuntura e outras alternativas de alívio à dor. Ele é obstetra, fundador da ONG Bem Nascer e idealizador do Núcleo Bem Nascer – composto por cinco obstetras e que está se tornando uma referência em partos normais em Belo Horizonte. Nos últimos 30 anos, atende na Maternidade Santa Fé às mulheres de Belo Horizonte que desejam ter partos humanizados - normais ou de cócoras.


A anestesia peridural num parto normal, se for bem dosada, permite que as mulheres tenham parto de cócoras. Dra. Eliane Cristina Soares é anestesista do Odilon Bherens e da Maternidade Risoleta Neves, onde é professora de analgesia para os acadêmicos e trabalha atendendo às demandas das gestantes, quando após o uso de métodos não farmacológicos de alívio à dor, elas pedem anestesia. Mostrará como é possível ter um parto normal utilizando a anestesia peridural e baseada em evidências científicas, falará sobre a analgesia no mundo. Desenvolve o tema”Anestesia e Parto Normal”.

“O Yoga como terapia para alívio da dor”- Esta é abordagem da palestra da yogaterapeuta Cleise Soares, também fundadora e presidente da ONG Bem Nascer. Ela vai mostrar que o Yoga prepara a mulher num todo, física, emocional e psicologicamente; ajuda no seu empoderamento, na gestação e no parto. Vai ensinar posturas que dão alivio à coluna, exercícios respiratórios que recarregam e relaxam e como se preparar adequadamente para um parto normal.

"A gestante deve levar em sua malinha da maternidade: um corpo flexível e bem preparado para o parto, respirações tranquilas e conscientes, boas imagens mentais, água de côco... Com o Yoga Bem Nascer, a gestante se programa durante todo o parto. Coordena a mente com os movimentos do corpo e transforma a experiência em uma vivência menos indolor e mais prazerosa." Afirma a yogaterapeuta Cleise Soares.


22 de abril de 2010

CONSTRUA SEU PARTO!


PARTO NORMAL X PARTO NATURAL
TEORIA E PRÁTICA DO PLANO DE PARTO: construção e flexibilidade


As doulas Izabel Cristina dos Santos e Daphne Bergo Paiva, voluntárias da ONG Bem Nascer, vão falar sobre este tema de forma simples e didática e prometem proporcionar espaço para conversação, debates e dúvidas, na próxima RODA BEM NASCER MANGABEIRAS. A Roda acontece no Centro de Educação Ambiental do Parque das Mangabeiras, no próximo sábado, dia 24 de abril, a partir de 9h30. A coordenação é da psicóloga Roseana Soares.

Isabel Cristina dos Santos é doula voluntária da Secretaria Municipal de Saúde - atua na Santa Casa, terapeuta corporal e massoterapeuta, com base na medicina chinesa.
Daphne Paiva Bergo é doula profissional, psicóloga e mâe de dois filhos (um nascido de parto normal e outro de parto natural) . Ela também coordena junto com a enfermeira obstetra Mirian Rego, a Roda Bem Nascer Municipal.
A entrada é gratuita. Contribuição para o lanche coletivo.

11 de abril de 2010

COMO ALIVIAR A "DOR" DO PARTO?

Este é Dr. Marco Aurélio Valadares, 30 anos de experiência em partos naturais.

O PARTO E A DOR, O QUE POSSO FAZER ALÉM DA PERIDURAL

Este é o tema do próximo curso de ‘PREPARAÇÃO PARA O PARTO NORMAL, que será realizado no próximo dia 29 de abril, de 20 às 22h, na sede da Associação Médica de Minas Gerais, na Av. João Pinheiro, 161, centro. O curso, que acontecerá todas às últimas quintas feiras do mês, durante todo o ano, contará nesta etapa com a presença do obstetra Marco Aurélio Valadares, a anestesista Eliane Cristina de Souza Soares e a Yogaterapeuta, Cleise Soares. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.nucleobemnascer.com.br As vagas são limitadas.

Este curso, inédito em Belo Horizonte, pretende atender à demanda das mulheres por informações sobre o parto normal. Ele acontece num universo de cesarianas, que chega a 90% em alguns hospitais da rede privada. Para incentivar o parto normal, os profissionais abordarão a dor do parto. O curso de PREPARAÇÃO PARA O PARTO NORMAL será permanente em Belo Horizonte.

COMPOSIÇÃO DA MESA

Dr. Marco Aurélio Valadares é obstetra, fundador da ONG Bem Nascer e idealizador do Núcleo Bem Nascer – composto por cinco obstetras e que está se tornando uma referência em partos normais em Belo Horizonte. Ele é homeopata e acupunturista

e falará sobre “Mecanismo da Dor no parto, Acupuntura e outras alternativas para o alívio da Dor”.

Cleise Soares é jornalista e Yogaterapeuta, especializada em Yoga para gestante e casais grávidos. Criou o método denominado Yogabemnascer e abordará o tema “O Yoga como terapia para alívio da dor”.

Dra. Eliane Cristina Soares é anestesista da Maternidade Santa Fé e mostrará como é possível ter um parto normal utilizando a anestesia peridural. Desenvolve o tema”Anestesia e Parto Normal”.


8 de abril de 2010

RODA BEM NASCER MUNICIPAL


Com a presença de duas enfermeiras obstetras, Mirian Rego (profa.da Puc) e Sybille Vogt Campos (vice-presidente da ong Bem Nascer e integrante do quadro clínico da casa de partos do Hospital Sofia Feldman) acontece no próximo sábado, dia 10 de abril, às 14h30, no coreto do Parque Municipal, a RODA BEM NASCER MUNICIPAL.
A entrada é gratuita e não precisa fazer inscrição. Levar contribuição para o lanche coletivo.

6 de abril de 2010

UM CURSO INÉDITO NA ASSOCIAÇÃO MÉDICA


Primeiro Curso de Preparação para o Parto Normal

No fim de tarde de 31-03, em Belo Horizonte, um grande evento acontecia nas imediações da Praça da Liberdade: o vice-governador Antônio Anastasia recebia o cargo do governador do Estado de Minas Gerais.
Alguns quarteirões abaixo, na Associação Médica de Minas Gerais, um outro grande evento, não menos importante, acontecia: o Curso de Preparação para o Parto Normal. Em meio ao trânsito caótico causado pela posse do governador, numa noite véspera de feriado, inúmeros casais se esforçaram para chegar a tempo do início das palestras.
Apesar das altas taxas de cesariana (mais de 85%) praticadas na rede privada de saúde da cidade de Belo Horizonte, muitas gestantes procuram ter seus bebês da forma mais natural, e assim buscam orientações de como conseguir ter um parto saudável e prazeroso.
É este o propósito do Curso de Preparação para o Parto Normal, ministrado pelos médicos do Núcleo Bem Nascer: preparar os casais para um parto alegre e prazeroso, e que o bebê chegue saudável e tranquilo.
A primeira aula do curso superou as expectativas: as inscrições foram o dobro das esperadas e, apesar das intercorrências naquela noite na cidade de Belo Horizonte, a sala 2 da Associação Médica ficou lotada.
E o curso continua: a cada mês, na última quinta-feira, os médicos do Núcleo Bem Nascer estarão recebendo casais gestantes para aulas e discussões sobre o parto.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site:
http://www.nucleobemnascer.com.br/

(O texto foi escrito pela obstetra Quésia Tâmara)