24 de novembro de 2010

ENCONTRO DE DOULAS EM BRASÍLIA

(foto da Érica Carattiero) Kalu doulando a Geozeli
No próximo dia 26 de novembro de 2010 acontece em Brasília o 8º Encontro Nacional e 2º Encontro Internacional de Doulas e o 1º Encontro Internacional da Relacahupan, na Unipaz (área especial Granja do Ipê-Saida Sul-Km 30-Parkway Núcleo Bandeirante-DF), de 8 às 17 horas. O evento antecede a III Conferência Internacional sobre Humanização de Parto e Nascimento- de 26 a 30 de novembro - e faz parte da programação do evento. Simultaneamente, acontece o I Encontro Internacional da Rede Latinoamericana e Caribenha para a Humanização de Parto e Nascimento.
O Encontro de Doulas contará com a presença de doulas de Belo Horizonte, voluntárias da ong Bem Nascer: Daphne, Isabel, Mariana, Inessa e Kalu (que também cobre o evento como jornalista). Presidido pela nutricionista doutora em Ciências da Saúde e professora da UnB, Lívia Penna Firme, o encontro de Doulas contará com a participação de parteiras da região amazônica e terá vivências de cuidados que incluem oficinas de biodança, pilates na gestação, florais da Deusa na gestação e visualização do parto. As rodas de convivência discutirão a atuação das doulas, dor e luto no parto e ainda o parto como ritual de iniciação, com a participação da doula venezuelana, Isabella Polito de Lares. Haverá uma mesa redonda para falar sobre a evolução da atuação da doula no mundo e um debate sobre a atividade das doulas: ocupação ou profissão?
O Encontro da Relacahupan discutirá as escolas de parteiras, as parteiras e doulas em equipes de saúde e ainda a necessidade das casas de parto. O encontro terá representantes do México, Porto Rico, Argentina, Colômbia, Espanha e Brasil.
A III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento acontecerá em Brasília (Brasil), de 26 a 30 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O encontro é organizada pela Rede Nacional pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa) com a parceria do Ministério da Saúde do Brasil e do Governo do Distrito Federal, além da Universidade de Brasília, Organizações não Governamentais e outras instituições brasileiras e internacionais.
No dia 26 a partir das 18h começam os cursos e oficinas para os participantes da Conferência e seguem durante o dia 27. Os cursos são promovidos em parceria com o Governo do Distrito Federal, por meio da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS).
As doulas
A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Elas ajudam a esclarecer dúvidas, orientam na busca de informação de qualidade e, sobretudo, transmitem confiança e tranquilidade no processo do parto à mulher e ao seu companheiro.
As pesquisas têm demonstrado que a atuação da doula no parto ajuda a diminuir a taxa de cesárea, o tempo de trabalho de parto, os pedidos de anestesia e o uso de oxitocina. Em casas de parto e em alguns hospitais existem a doulas comunitárias, que fazem plantão e ajudam as mulheres que precisam de apoio no momento. Em Belo Horizonte, um trabalho desenvolvido pela Comissão Perinatal da Secretaria do município foi implantou o serviço de doulas comunitárias em todas as maternidades na cidade.
Serviço

Informações: 61 7812-0252 / 61 7812-5504
Programação: http://www.conferenciarehuna2010.com.br/programacao/index.php#doula
Credenciamento de imprensa: imprensa@conferenciarehuna2010.com.br
Rachel Mortari
Caína Castanha
Assessoria de Comunicação III CIHPN
55 61 8144 9782 / 55 61 8100 2753 / 55 61 7815 2412

3 comentários:

Anônimo disse...

Good website, great post too! I genuinely love how it
is simple on my eyes and the information are well written.I'm wondering how I
could be notified if a new post has been made.
I’ve subscribed to your RSS which should do the trick!
Have a pleasant day!

Check out my weblog - Best Acne Products - app.Box.com,

Anônimo disse...

You could definitely see your enthusiasm within the work you write.

The sector hopes for more passionate writers such as you who are not afraid to say
how they believe. Always go after your heart.

My web page; this article

Anônimo disse...

waѕ liѕted by ForЬes in its 2010 edition as the ricҺest
man іn the Philippines and was honored by tҺe prestigious magazine in 2009 for being
one of the Filipino Heroes of Philanthropy. No Injection,
No Ѕurgery, No Expensive Apparatus or Prօgram). Seems like the
same paralysis is also hapρening at the loϲal and state level.


Feel free to visit mʏ blog; Restore My Vision Pdf