23 de setembro de 2010

ONG BEM NASCER PARTICIPA DE REUNIÕES OFICIAIS!

BEM NASCER PARTICIPA

A ong Bem Nascer é uma das parceiras da Secretaria Municipal de Saúde no Movimento Bh Pelo Parto Normal e foi convidada para duas reuniões importantes nos próximos dias.

EVITAR AS MORTES EVITÁVEIS

No dia 24 de setembro, às 14h30 a presidente Cleise Soares participa da reunião do "Pacto de Redução da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil. O objetivo é mobilizar a sociedade e acelerar a implantação de ações propostas pela saúde municipal.
Os índices continuam insatisfatórios. Conforme documento oficial, no ano de 2008 houveram 42,7 óbitos de mulheres por 1.000 nascidos vivos, bem acima dos índices preoconizados pela OMS -Organização Mundial de Saúde, 20 por 1.000. E a mortalidade infantil foi de 11,7 óbitos por 1.000 nascidos vivos, quando a meta é chegar a 10/1000. Estas mortes estão concentradas na população pobre, negra e, na grande maioria, ocorrem por causas evitáveis.

APLICAÇÃO DA RDC 36

A ong Bem Nascer participa de outra reunião no dia 04 de outubro de 2010, do Movimento BH Pelo Parto Normal. Ela reúne os parceiros e pretende identificar as estratégias de apoio para implementação de serviços de saúde.
Em pauta: aplicação da portaria de 2008 - RDC 36, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei Municipal 9016/2005, que garante o direito a acompanhante de parto para as mulheres de Belo Horizonte. O documento enfatiza a adoção de procedimentos baseados em evidências científicas. A Secretaria Municipal pretende acionar os seus parceiros para o desenvolvimento de políticas de melhoria da saúde materna e neonatal na cidade.
Estarão presentes profissionais e representantes de entidades ligadas à saúde: universidades, conselhos de saúde e direitos da criança, adolescentes e mulheres, Ministério Público e sociedade civil organizada, seguradoras de saúde, maternidades públicas e privadas, Agência Nacional de Saúde - ANS e Ministério da Saúde.


Um comentário:

anotações. disse...

Olá!
Meu nome é Damiany Coelho e curso jornalismo na Puc-MG. Juntamente com duas outras jornalistas, achamos interessante o trabalho da ONG Bem Nascer e a escolhemos para fazer um trabalho de fotografia e divulgação. Nossa meta é divulgar através de fotos uma ONG que faça um trabalho social importante em BH.

Gostaríamos de saber se poderíamos acompanhar o encontro de vocês neste sábado (25), para podermos colher o material de divulgação do trabalho.
Enfatizamos que queremos apenas acompanhar um encontro de vocês, conhecer um pouco da rotina destes momentos, e de maneira alguma interferir ou modificar a rotina de vocês para o nosso trabalho!

Meu email é damycoelho@gmail.com , para demais contatos. Gostaria de confirmar também se o encontro será mesmo no local e horários publicados!

Agradeço imensamente!

Damiany Coelho