26 de abril de 2010

ALTERNATIVAS À "DOR NO PARTO

Dr. Marco Aurélio Valadares fala sobre Acupuntura e Homeopatia para alívio da dor.
A yogaterapeuta Cleise Soares aborda o Yoga como método não farmacológico de alívio à dor do parto.

O QUE POSSO FAZER, ALÉM DA PERIDURAL?

Este é o tema do próximo Curso de Preparação para o Parto Normal, promovido pelos obstetras do Núcleo Bem Nascer e que acontece na Associação Médica de Minas Gerais, toda última quinta feira do mês, com objetivo de atender à demanda das mulheres pelo parto normal. A primeira edição do curso, em março, foi um sucesso e teve a lotação esgotada. As inscrições podem ser feitas no site www.nucleobemnascer.com.br

A próxima edição do curso acontece na quinta feira, dia 29 de abril, de 20 às 22 horas e será composta pelo obstetra e acupunturista, Dr. Marco Aurélio Valadares, a anestesista da Maternidade Risoleta Neves, Dra. Eliane Cristina Soares e a yogaterapeuta, criadora do método Yoga Bem Nascer, Cleise Soares. Eles vão mostrar que a peridural pode ser parceira da mulher em um parto normal e que a Acupuntura, o Yoga e a Homeopatia podem contribuir e atuar como métodos não farmacológicos de alívio à dor.

OS TEMAS

Dr. Marco Aurélio Valadares fala sobre "Mecanismo da Dor no parto, Acupuntura e outras alternativas de alívio à dor. Ele é obstetra, fundador da ONG Bem Nascer e idealizador do Núcleo Bem Nascer – composto por cinco obstetras e que está se tornando uma referência em partos normais em Belo Horizonte. Nos últimos 30 anos, atende na Maternidade Santa Fé às mulheres de Belo Horizonte que desejam ter partos humanizados - normais ou de cócoras.


A anestesia peridural num parto normal, se for bem dosada, permite que as mulheres tenham parto de cócoras. Dra. Eliane Cristina Soares é anestesista do Odilon Bherens e da Maternidade Risoleta Neves, onde é professora de analgesia para os acadêmicos e trabalha atendendo às demandas das gestantes, quando após o uso de métodos não farmacológicos de alívio à dor, elas pedem anestesia. Mostrará como é possível ter um parto normal utilizando a anestesia peridural e baseada em evidências científicas, falará sobre a analgesia no mundo. Desenvolve o tema”Anestesia e Parto Normal”.

“O Yoga como terapia para alívio da dor”- Esta é abordagem da palestra da yogaterapeuta Cleise Soares, também fundadora e presidente da ONG Bem Nascer. Ela vai mostrar que o Yoga prepara a mulher num todo, física, emocional e psicologicamente; ajuda no seu empoderamento, na gestação e no parto. Vai ensinar posturas que dão alivio à coluna, exercícios respiratórios que recarregam e relaxam e como se preparar adequadamente para um parto normal.

"A gestante deve levar em sua malinha da maternidade: um corpo flexível e bem preparado para o parto, respirações tranquilas e conscientes, boas imagens mentais, água de côco... Com o Yoga Bem Nascer, a gestante se programa durante todo o parto. Coordena a mente com os movimentos do corpo e transforma a experiência em uma vivência menos indolor e mais prazerosa." Afirma a yogaterapeuta Cleise Soares.


Nenhum comentário: