29 de junho de 2009

YOGA PARA GESTANTES E CRIANÇAS NA RODA BEM NASCER

A Roda Bem Nascer Mangabeiras, realizada no último sábado, dia 17 de junho, no Ceam/Parque das Mangabeiras contou com a presença de quatro gestantes, algumas mães, bebês e crianças. As gestantes praticaram Yoga, com a professora Cleise Soares e as crianças, fizeram Yoga com as professoras Kalu Brum, Izabela Libero e Lidia Lopes.

Cleise Soares, também presidente da ong Bem Nascer, ministrou uma aula prática para as gestantes e abordou os alongamentos específicos e posturas e exercícios respiratórios para a gestação e o parto. Acentuou a importância da mãe na formação de um filho, trabalhando a consciência da maternidade. Mostrou que o Yoga pode ajudar no alívio das dores. Camila estava com sua filha Diana e contou de sua experiência com Yoga, afirmando que utilizou tudo o que aprendeu durante o trabalho de parto.

Após a aula, a obstetra Ana Selma, que assiste partos em Ouro Branco, falou sobre Ecologia do Nascimento, lembrando algumas falas do obstetra Michel Odent, em sua estada em Belo Horizonte, no ano passado. Ela se diz uma andorinha sozinha, lutando contra a maré das instituições, e tendo que criar estratégias, como aconselhar as gestantes a chegarem aos hospitais com trabalho de parto adiantado, para evitar cesáreas.

Ao final, foi convidada a retornar à Roda Bem Nascer Mangabeiras de agosto e voltar ao tema Ecologia do Parto.

Nenhum comentário: