29 de março de 2009

Relato da Roda Bem Nascer 28/03

Companheiras,
Acabo de chegar da Roda Bem Nascer e escrevo aindo sob a emoção dos momentos preciosos que vivemos juntos. A presença de Marco Aurélio Valadares, tão querido!. A gente ama de paixão as pessoas que nos assistem durante o parto. Com ele eu pari meus quatro filhos. O primeiro com seus medos e limites. A segunda, uma escada russa de cinco horas, com direito a acupuntura, homeopatia, yoga, alimentação natural (é preciso se preparar para a maratona) e um parto lindo de uma menina, que nasceu empelicada, dentro da bolsa. Eu tinha então 29 e 31 anos.

Passados os anos, com outro companheiro tive uma filha com 39 anos, chamada Verady. Um pássaro que voou, uma brisa, uma rápida visita. Foi embora com um mês de vida. Dentro de minha própria história de vida, compreendi o que se passou e não ficou dor. Meu companheiro ainda não tinha filhos, perguntei ao Marco Aurélio: será que eu tento de novo? A outra era uma criança especial. Ele disse: não cai um meteoro na cabeça duas vezes.

Então, dois anos depois veio Ayrá Sol, que é a mascotinha primeira da ong Bem Nascer, hoje com 10 anos. Parto de Cócoras, sem anestesia, na cadeira da Maternidade Santa Fé. Ainda me lembro, parecia que Verady havia renascido em meus braços. Ele viveu comigo momentos os mais intensos, alegres e doloridos da minha vida.

Cheguei ao parque 8h30, debaixo de uma maravilhosa neblina, ideal para meditar. Arrumei as cadeiras, arejei a sala e fui lá para fora, coloquei um tapetinho e fiz yoga. Orei a Deus, meditei, ouvi a natureza. Aí chegou Marco Aurélio e nós dois ficamos conversando, pondo as conversas em ordem, quando bem mais tarde começaram a chegar as pessoas, que enfrentaram chuva para chegar à Roda. E como sempre, lotou. Crianças, nenês, barrigas, papais e mamães.

Marco Aurélio então falou sobre "Parto de Cócoras - Ancestral e Moderníssimo", a primeira palestra que promovemos em 2001 do recém nascido Projeto Bem Nascer,. Logo depois veio o jornal Bem Nascer e no mesmo ano nasceu a Roda de Mães, hoje Roda Bem Nascer. Muita rica a palestra e nos mostrou o parto desde a antiguidade, enfocando pessoas importantes no processo da humanização no Brasil.

Agradeço publicamente aqui ao nosso querido Dr. Marco Aurélio Valadares pela presença na Roda Bem Nascer, ele que é o fundador da ong Bem Nascer, o pai da ong, companheiro de vinte e cinco anos de luta e no caso dele, de prática do parto normal, natural. Ele que era uma das únicas opções de um parto humanizado para as mulheres da década de 80.

Ele prometeu repetir a palestra mais vezes e visitar mais as Rodas.
Próximo encontro: RODA BEM NASCER MUNICIPAL , com o tema PARTO DOMICILIAR - MITOS E VERDADES, sob coordenação da Mirian Rego. Presença das empoderadas domiciliares. Quem for viajar, terá outra oportunidade de rodas sobre o tema.

Cleise Soares (mãe, Coordenadora da Roda Bem Nascer-Mangabeiras e presidente da ong Bem Nascer)