28 de outubro de 2008

Uma Roda de Sucesso

por: Cleise Soares

A Roda Bem Nascer de 25 de outubro contou com a presença de quase 50 pessoas, entre estudantes, gestantes, mamães e crianças. Cerca de 15 alunas de enfermagem da Mirian Rego foram assistir à Roda e entrevistaram algumas gestantes.

A enfermeira Renata Vital Franco, do Sofia Feldman, que desenvolve um trabalho de humanização e organização de palestras em alguns postos de saúde, levou 16 gestantes do SUS. E trouxe uma novidade. Entre as gestantes presentes, uma delas relatou partos empoderados, rápidos e já decidiu, terá seu filho no seu domicílio, com os cuidados da Renata.

Isso é um avanço, o parto de uma mãe comum, usuária do SUS, em casa, porque a escolha tinha sido feita até agora por mães de maior nível social. E Renata é mais uma enfermeira obstetra que se dispõe a ir em casa realizar partos.
Celina Maria Coelho, uma doula profissional formada no Gama, exibiu seu parto, assistido na década de 80 pelo obstetra Dr. Emerson Godoy, na cadeira de partos da Maternidade Santa Fé. Um parto sorrindo, sem dor, absolutamente tranquilo. Ela deu o relato e disse que construiu seu parto, desde o início, e passou a sentir que ela não podia fazer nada, o parto era da natureza, da vida. Ela permitiu e teve depois mais dois filhos, com meia hora de trabalho de parto.

A próxima Roda acontecerá dia 29 de novembro, às 09h30, no Centro de Educação Ambiental do Parque das Mangabeiras. Leve sua contribuição para o lanche comunitário.