21 de outubro de 2007

Bh pelo Parto Normal

Prefeitura faz campanha pelo parto normal em hipermercado

20/08/2007 - 12:16:50



BELO HORIZONTE - A Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza para mulheres, mães e gestantes o estande da "Campanha BH pelo Parto Normal". Os visitantes conhecerão um quarto de parto humanizado e as gestantes concorrerão a camisetas com o slogan: "Parto Normal - Eu Quero!". O estande funcionará entre os dias 20 e 25, das 10h às 17h, no Hipermercado Extra, na avenida Cristiano Machado, nº 4.000.

Conforme a prefeitura, na capital mineira, quase 50% dos partos ocorrem por cesariana. No Brasil, as estatísticas revelam taxa de parto cesariana em torno de 40% - a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 15%. Em Belo Horizonte, a taxa chega a 48,5% e, nos hospitais privados, o índice sobe para 90%.

A cesariana, sem indicação médica que a justifique, está associada ao maior risco de mortalidade: sete vezes maior para a mãe e duas vezes maior para o bebê. Ainda há o risco de complicações pós-cirúrgicas para a mulher e respiratórias para o bebê. A "Campanha BH pelo Parto Normal" foi lançada em maio.

(APM)

fonte: http://www.otempo.com.br/emtempo/noticias/?IdNoticia=20202

Nenhum comentário: